sexta-feira, 27 de maio de 2011

Por trás das lentes de Rafael França

Por Nicolas Raline
nicolas.raline@portalkids.org.br

No sábado, 23 de Abril, nos encontramos com o repórter fotográfico Rafael França, que se ofereceu para fazer um trabalho com os jovens do Projeto Gente do Amanhã, que vem sendo desenvolvido pelo Portal Kids com o apoio da Agência Internacional DKA-Áustria. O local escolhido por ele foi o Parque Lage, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro. De forma descontraída, Rafael nos transmitiu noções sobre a arte da fotografia e ótimas dicas sobre as máquinas fotográficas e como fotografar. Depois passamos a prática e tiramos algumas fotos juntos.

Gostamos tanto da experiência que já estamos pensando em desenvolver um projeto de fotografia junto com o Rafael, que tem um estúdio em Copacabana, também na Zona Sul do Rio de Janeiro. Nesse espaço Rafael receberá a Camila Silva, integrante do nosso projeto, que tem o sonho de se profissionalizar como modelo fotográfico.

Que conhecer um pouco do trabalho de Rafael França? Visite sua página na internet: ww.rfranca.com


Por Renata Oliveira

Hoje em dia com as máquinas digitais, o que acontece? Tiramos as fotos, passamos para o computador e “puff”, acaba aí. É inegavelmente mais fácil, mais simples e mais prático utilizar imagens digitais. Dificilmente revelamos as fotos, afinal, nos temos todas ali, no alcance de alguns cliques. Eu, particularmente, já perdi inúmeras fotos por problemas no computador, por ter esquecido onde estava, por ter formatado o HD, perdido o pendriv. Até hoje, não vi e não vejo nenhum serviço mais confiável para armazenar fotos, do que a revelação. Porque com a foto revelada eu guardo vários momentos especiais, etapas da minha vida que sempre serão lembradas por uma fotografia, momentos únicos que podem ser perdidos na memória, mas guardados através da imagem. A fotografia representa para mim o passo a passo da minha vida, lembranças inesquecíveis.

No último encontro do projeto Gente do Amanhã com o Rafael França, aprendi muitas técnicas sobre a maquina profissional e a máquina que tenho. E uma coisa que me chamou muito a atenção foi à forma como foi feita a primeira fotografia. Através da técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa. Mas a parte que mais gostei foi usar uma máquina profissional.

Até então nunca tinha parado para analisar uma foto, mas agora minhas fotos serão perfeitas.

Por Laurita Sena

Desfrutar a beleza do
Parque Laje e também aprender um pouco mais sobre fotografia foi muito interessante. Nem passava pela minha cabeça que a fotografia em era um tema tão amplo e que existiam vários detalhes em uma simples foto. Gostei bastante da conversa que tivermos com o Rafael França, que nos passou essas noções de forma bem descontraída, sem falar no dia passado no Parque Laje, que é realmente encantador.


Depois desse dia confesso que comecei a prestar mais atenção nas fotos, nos seus detalhes e no que realmente o fotógrafo pretende mostrar. Vou sair do tradicional e valorizar também a paisagem e seu enquadramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário