CONHEÇA O PROJETO


O início...


Entre 2006 e 2008 o
Portal Kids realizou com o apoio do Criança Esperança, um projeto da TV Globo em parceria com a Unesco, o projeto Mães do Brasil, de apoio psicossocial e jurídico a famílias de crianças desaparecidas. Entre as diversas atividades, aconteciam, todos os sábados, reuniões de atendimento psicológico em grupo para as mães de crianças e jovens desaparecidos atendidas pela instituição, realizadas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Muitas das mães passaram a levar os filhos aos encontros. A maioria das crianças eram isoladamente atendidas pela instituição, conhecidas e queridas de toda a equipe, mas raramente tinham a oportunidade de convivência em grupo. Como não podiam participar do atendimento psicológico, as crianças ficavam em companhia da direção da instituição, brincando nos ambientes da universidade. A exemplo do que aconteceu com suas mães quando se uniram para formar o grupo Mães do Brasil, a união daquelas crianças que conviviam com o problema do desaparecimento em casa produziu aspectos muito positivos.  Aos poucos as crianças foram rompendo a barreira do silêncio e revelando sentimentos até então sufocados: saudade, tristeza, medo. Também começaram a aflorar sentimentos como a alegria de conviver e brincar umas com as outras, a de conhecer lugares fora do núcleo familiar e poder estar mais próximas de suas mães. A este grupo de crianças formado por irmãos e irmãs de desaparecidos, juntaram-se as crianças que estavam desaparecidas e foram localizadas no decorrer do projeto. O convívio com as crianças e jovens resgatados trouxe a tão preciosa sensação de Justiça para as vítimas que foram localizadas. De certa forma esses irmãos e irmãs transferiram para as crianças e jovens resgatados o amor que não podiam mais dar aos irmãos desaparecidos. Tal transferência foi muito benéfica tanto para quem doou, quanto para quem recebeu. As crianças passaram a se sentir e a se relacionar realmente como irmãos, parceiros de uma mesma causa.

Dois adolescentes deste grupo foram inseridos no mercado formal de trabalho e incentivados a construir uma vida social fora dos limites da dor. O acompanhamento junto a esses jovens revelou um aspecto muito importante de suas personalidades. Quando devidamente estimulados a trabalhar os seus traumas, capacidade intelectual e emocional, e principalmente, sua auto-estima, eles demonstram uma enorme capacidade de superação e desenvolvimento de seus potenciais. Mais até do que a criança que cresce sem as dificuldades enfrentadas e vivenciadas por estes jovens na infância e pré-adolescência. Quando a culpa, o medo e a tristeza são substituídos por sentimentos como união, superação e resgate da esperança e da alegria, o desenvolvimento desses jovens e sua atuação no mundo tendem a ser muito significativos. É neste objetivo que estamos investindo no projeto Gente do Amanhã.


O Coordenador



Nicolas Raline, o jovem escolhido para coordenar este projeto, foi uma das crianças atendidas através do projeto Mães do Brasil. No ano de 2007 ele foi indicado pelo Portal Kids para o programa Jovem Aprendiz de primeiro emprego da Editora Abril. Sempre acompanhado e estimulado pelos profissionais  de nossa instituição, Nicolas, após cumprir dois anos na função de jovem aprendiz, continuou trabalhando como Assistente de Redação. Ano passado o jovem prestou vestibular e está cursando a faculdade de Jornalismo na Universidade Facha do Rio de Janeiro. Nicolas hoje tem uma carreira e uma vida social. E um enorme potencial intelectual e humano. Também faz curso de violão e é compositor amador. Na transição da adolescência para a fase adulta Nicolas começou a desenvolver o desejo de ajudar outras crianças que vivenciaram grandes perdas a ter oportunidades tão significativas quanto as dele. Da convivência com Nicolas e as demais crianças nasceu o projeto Gente do Amanhã.


Visão


Antes mesmo da proposta do projeto estar formalizada, a DKA-Áustria, agência internacional que durante muitos anos apoiou o projeto Culinária para Festa realizado pelo Portal Kids, mostrou interesse em conhecer mais sobre o Gente do Amanhã. Junto ao Nicolas, que ajudou a idealizar o projeto, começamos a traçar as metas:

Objetivo

Criar e organizar grupo de jovens que convivem com o problema do desaparecimento em suas famílias e/ou outras situações de perda de entes queridos, proporcionando oportunidades de lazer, acesso à cultura e a iniciação profissional.




Missão
. Promover o autoconhecimento;
. Promover interação e inclusão social;
. Promover a aproximação e integração familiar;
. Promover atividades de lazer em pontos turísticos do Rio de Janeiro;
. Promover acesso à cultura através de visitas a museus e casas de espetáculos da cidade do Rio de Janeiro;
. Realizar atendimento psicossocial;
. Proporcionar oportunidades de estágios e iniciação profissional junto a empresas do Rio de Janeiro;
. Criar blog e microblog na Internet a ser administrado pelos próprios jovens integrantes do projeto estimulando o debate e a comunicação do grupo sobre as atividades exercidas e o próprio projeto;
. Promover e estimular o desenvolvimento da autoestima.






Como fazer parte deste Amanhã?

Se você tem a faixa etária entre 16 a 22 anos, e se encaixa no perfil dos jovens atendidos no projeto Gente do Amanhã, participe enviando um e-mail para atendimento@portalkids.org.br