sexta-feira, 8 de abril de 2011

Carnaval em Salvador

Por Nicolas Raline
nicolas.raline@portalkids.org.br


Esse ano, recebi da revista em que atuo como assistente de redação, o convite trabalhar no Carnaval de Salvador e aceitei. Além de ser uma ótima oportunidade profissional, pela primeira vez eu teria a chance viajar de avião e conhecer uma cidade tão bela como Salvador, famosa por seu Carnaval.


Em minha primeira viagem, perdi o meu primeiro vôo, mudei minha primeira passagem e fiz minhas primeiras conexões. Do Rio à Guarulhos, de Guarulhos à Porto Seguro e, enfim, de Porto Seguro à Salvador... Agora posso dizer que estou bem acostumado a “andar nas nuvens.”


Enfim na Bahia, fiquei hospedado no bairro do Pelourinho, onde tive o meu primeiro contato com o “manifesto baiano”.


Diferente do Rio, o carnaval de Salvador é todo movimentado em torno das comemorações de rua e dos circuitos, através dos trios e blocos, onde pessoas de todos os lugares do mundo se divertem.


De volta ao hotel, tive a primeira e única noite de sono. Diferente dos outros dias, que devido ao trabalho no camarote, passei a dormir de dia e trabalhar à noite. De volta ao Rio de Janeiro, levei um tempo para me acostumar ao fuso horário normal. Tanto que por alguns dias cheguei atrasado no curso de inglês.


Foi
muito legal trabalhar no camarote. Tinha comida e bebida à vontade e, claro, muitas mulheres bonitas. Descobri “o que quê a baiana tem”. Ruivas, morenas, negras, loiras, todas muito bonitas e simpáticas. Conheci novos profissionais de São Paulo que trabalham em minha revista. Alguns gostaram tanto de Salvador que tentaram virar baianos.


Conheci os famosos Circuitos, onde milhares de pessoas seguem, incansavelmente, os trios; cantando, dançando e pulando até o raiar do dia. E assim descobri o que é ser “Chicleteiro”.


Na volta também me enrolei um pouco no aeroporto. Perdi novamente o vôo, mas esse pelo menos levou a minha mala. Até que o atraso não foi ruim pois conheci mais baianas simpáticas no aeroporto.


Uma semana na capital da folia me proporcionou muitas lembranças, algumas fotos, alguns contatos, bastantes conhecidos, experiência e algumas amigas baianas em especial... Oxê! Bem que eu tentei esconder o meu sotaque, mas lá eu sempre fui e, por maioria de votos, serei o carioca.


Então, do carioca para os baianos: “Um feliz Ano Novo” e até o Carnaval de 2012.

3 comentários:

  1. este blog fala sobre um projeto social ou é um diário pessoal? essa viagem faz parte do projeto? cadê as crianças beneficiadas? para mim este é um post pessoal do coordenador...


    Mariana Carvalho Motta

    ResponderExcluir
  2. O blog está no início. Não foi criado apenas para expressar as ações do projeto e sim para expressar tudo aquilo que os jovens desejarem, inclusive opiniões e acontecimentos individuais. Queremos estimular em nossos jovens a liberdade de expressão, o que por muito tempo lhes foi negado, pois viveram por muitos anos a exclusão da dor. Wal Ferrão/ Presidenta do Portal Kids

    ResponderExcluir
  3. Sim, Mari, este é um post pessoal meu, coordenador do projeto, que, aos 12 anos, também passou pela experiencia de ter a irmã de 9 anos sequestrada. Este post é uma experiencia benefica que tive em minha vida e também é uma maneira de estimular e incentivar os jovens do projeto a escreverem mais do que passam ou aprendem conosco. Uma maneira de incentivá-los a escreverem sobre suas vidas ou sobre o que quiserem, pois a comunicação é a expressão de liberdade e escrever também é comunicação... Nicolas Raline.

    ResponderExcluir